Gastrites agudas são de aparecimento súbito e geralmente associadas a um agente causador como medicamentos (antiinflamatórios e corticoids) infecções e estresse físico ou psíquico. Alimentos contaminados com bactérias ou virus também podem ocasionar a gastrite.
O tratamento da gastrite aguda é feito com o uso de medicamentos antiácidos, como Pepsamar, antibióticos, além de alterações nos hábitos alimentares e prática de atividade física. Quando não tratada, a gastrite aguda pode evoluir para a gastrite crônica.
Mastigue bem os alimentos e coma tranquilamente. Evite alimentos que possam irritar o estômago, como café, chocolate, refrigerantes, chá mate, sal em excesso, bebidas alcoólicas e frituras. Dê preferência a frutas menos ácidas, verduras e carnes magras.
A gastrite nervosa, é um tipo de gastrite que possui relação com fatores emocionais, tais como ansiedade e estresse excessivo. A gastrite é uma condição física associada a fatores psicossociais, alimentares infecciosos e pelo uso de medicamentos.
O tratamento da gastrite nervosa é feito com o uso de antiácidos, remédios calmantes, alterações na dieta e prática de atividade física, que ajuda a reduzir o estresse e o nervosismo. Além disso, pode-se usar calmantes naturais no tratamento desse tipo de gastrite, como chá de camomila,
flor de maracujá e alfazema.
A ingestão excessiva de alguns tipos de alimentos pode provocar a gastrite nervosa e, muitas vezes, piorar o problema. O ideal é manter uma dieta balanceada com frutas, verduras, vegetais, oleaginosas e carnes, evitando processados, embutidos, frituras, bebidas gaseificadas e cafeína.
Gastrite crônica é o comprometimento da mucosa do estômago, deixando a região inflamada por um longo período de tempo. A doença apresenta uma evolução lenta, em geral, o paciente não percebe os sintomas.
O tratamento da gastrite crônica é feito através de medicamentos antiácidos e protetores gástricos, dieta adequada, e uso de antibióticos (se a causa da gastrite for a bactéria H. pylori). Também é comum ser necessário tomar suplementos de vitamina B12, pois a gastrite crônica pode causar anemia devido a deficiências nessa vitamina.
Mastigue bem os alimentos e coma tranquilamente. Evite alimentos que possam irritar o estômago, como café, chocolate, refrigerantes, chá mate, sal em excesso, bebidas alcoólicas e frituras. Dê preferência a frutas menos ácidas, verduras e carnes magras.
A gastrite enantematosa é quando há inflamação em uma camada mais profunda da parede do estômago, podendo surgir devido a infecção por bactérias, doenças autoimunes, alcoolismo ou uso frequente de medicamentos como aspirinas ou anti-inflamatórios.
O tratamento para esse tipo de gastrite é feito com medicamentos antiácidos e uma dieta pobre em gorduras, doces e cafeína.
É importante parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, além de alterar os hábitos alimentares, evitando alimentos gordurosos e que irritam o intestino, como pimenta, carnes vermelhas, bacon, linguiça, salsicha, frituras, chocolate e cafeína, por exemplo.
A gastrite eosinofílica é caracterizada por um aumento de células imunes no estômago, causando inflamação e sintomas como azia, náuseas e vômitos, sendo mais comum em pessoas com histórico de alergias.
O tratamento para a gastrite eosinofílica é feito o com uso de medicamentos corticoides, como por exemplo a Prednisolona.
Embora não tenha cura, a esofagite eosinofílica pode ser controlada com o tratamento adequado, que deve ser orientado por um gastroenterologista e/ou um imunoalergologista e que normalmente inclui alterações na dieta e uso de alguns medicamentos, como antiácidos e corticoides.
A GASTROCENTER atua há mais de 17 Anos, com atendimentos com qualidade e resolutividade, na cidade de Governador Valadares - MG.
R. Teófilo Otoní, 334A - Esplanada, Gov. Valadares - MG, 35020-600
Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta de 08:00hs às 18:00hs