Gastroplastia

O que é Gastroplastia?

gastroplastia endoscópica é um procedimento menos invasivo, indicado para pacientes portadores de obesidades graus 1 e 2, ou para grau 3 com condições clínicas que impeçam a bariátrica. É segura também para crianças e idosos, e apresenta resultados de redução do peso entre 20 e 25%. A realização, como o nome indica, é feita com um tubo endoscópico, pelo qual o cirurgião realiza suturas no estômago e o deixa de forma tubular. O órgão não é cortado, permanecendo do mesmo tamanho; o que diminui é seu volume. Embora menos invasiva, esta cirurgia também exige acompanhamento prévio e posterior de equipe multidisciplinar, reeducação alimentar e inclusão de atividades físicas na rotina. Uma das principais vantagens, no entanto, é que a suplementação não é obrigatória, por não haver prejuízo na absorção de nutrientes. É um procedimento rápido e sem cortes, permitindo que haja alta no mesmo dia.

Quando se deve realizar essa cirurgia?

Esse tipo de cirurgia está indicada, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para pacientes com IMC acima de 35 Kg/m² que tenham complicações como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue e problemas articulares, ou para pacientes com IMC maior que 40 Kg/m² que não tenham obtido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico (incluindo o uso de medicamentos).

Como essa cirurgia é realizada?

A Gastroplastia, um tipo de Cirurgia Bariátrica, consiste na redução do estômago com um desvio do intestino delgado. É um procedimento feito por videolaproscopia (exceto pelo SUS).
A laparoscopia é uma técnica menos invasiva, feita com o auxílio de uma endocâmera através de pequenas incisões no abdômen. Os pacientes recebem anestesia geral e alta em pouco mais de 36 horas.

Quanto tempo dura a cirurgia?

A gastroplastia dura em média uma hora e os pacientes podem deixar o hospital depois de 3 ou 4 horas. Na cirurgia bariátrica, a pessoa permanece entre uma e três horas na mesa de cirurgia e de dois a quatro dias internado.

O que acontece no pré-operatório da cirurgia?

Antes da cirurgia todo paciente precisa ser avaliado individualmente, devendo ser submetido a uma avaliação clínico-laboratorial que inclui – além da aferição da pressão arterial – dosagens da glicemia, lipídeos e outras dosagens sanguíneas, avaliação das funções hepática, cardíaca e pulmonar. A endoscopia digestiva e a ecografia abdominal são importantes procedimentos pré-operatórios. A avaliação psicológica também faz parte dos procedimentos pré-operatórios obrigatórios. Pacientes com doença psiquiátrica grave devem ser tratados antes da cirurgia.

Quais os cuidados no pós-operatório?

Apesar de causar menos sintomas após o procedimento, todas as recomendações médicas devem ser seguidas à risca para garantir o sucesso da operação e para evitar problemas na cicatrização.

Faça repouso por 3 dias após o procedimento evitando qualquer atividade no período. Faça uso corretamente das medicações indicadas pelo médico, elas servem para proteger o estômago, evitar infecções, dor e vômitos. Siga uma dieta bastante restritiva, iniciando em alimentos líquidos e evoluindo para cremosos, pastosos. Os sólidos só são recomendados após o período de seis semanas e somente com orientação do médico e de um nutricionista.

Faça também o acompanhamento correto com nutricionistas durante toda a recuperação e por pelo menos mais um ano e se necessário também deverá ser seguido o acompanhamento com psicólogo e endocrinologista.

Qual o tempo de recuperação da cirurgia?

A recuperação da cirurgia bariátrica demora de 6 a 12 meses e, além disso, é nesse período que o paciente perde a maior parte do peso em excesso.

Como facilitar a cicatrização depois da cirurgia?

Comer alimentos ricos em proteína magra, como ovo, peito de frango e peixe, é uma excelente forma de promover o crescimento dos tecidos para fechar a ferida cirúrgica. Além disso, deve-se beber bastante líquidos para manter a pele bem hidratada e elástica. No entanto, alimentos conhecidos como “remosos” devem ser evitados porque são os ricos em açúcar ou em gordura, como presunto, salsicha, carne de porco, bacon e frituras, pois eles dificultam a cicatrização.

Saiba mais sobre Gastroplastia  em Governador Valadares na GASTROCENTERGV