Gastrostomia Endoscópica

O que é Gastrostomia Endoscópica?

A Gastrostomia Endoscópica é um procedimento que combina técnicas da endoscopia para introduzir uma sonda que atravessa a parede do abdômen e vai direto ao tubo digestivo (estômago) em pacientes que precisam fazer uso de sonda gástrica para se alimentar e receber líquidos e medicação diretamente no estômago, ao invés de ingerir e deglutir.

Como é realizado o procedimento de Gastrostomia Endoscópica?

A  Gastrostomia Endoscópica leva cerca de trinta minutos e é feita sob sedação (moderada a intensa), da mesma forma que a endoscopia tradicional.

Dois médicos conduzem o procedimento, um deles faz a endoscopia, o outro fica responsável por criar o acesso para colocação da sonda no abdômen, por meio de um cateter e pequena incisão.

Quais os riscos de fazer uma gastrostomia?

As principais complicações associadas à gastrostomia são:

buried bumper syndrome (migração do anteparo interno para mucosa gástrica) ; retirada inadvertida sonda gástrica; lesão inadvertida vísceras ocas e macicas; extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.

Quais os cuidados com a gastrostomia?

O cuidado mais importante é manter o local sempre limpo e seco e, por isso, é aconselhado lavar a região, pelo menos, 1 vez por dia com água morna, uma gaze limpa e sabão de pH neutro. Mas também é importante evitar roupas muito apertadas ou colocar cremes com perfumes ou produtos químicos no local.

Nos primeiros 14 dias após confecção da ostomia é imprecidivel que a sonda não seja retirada de forma acidental ou proposital, para que a mesma forme uma fístula com cavidade gástrica e meio externo.

Saiba mais sobre Gastrostomia Endoscópica em Governador Valadares na GastrocenterGv