A hérnia inguinal é uma protuberância que surge na região da virilha, mais frequente em homens, que geralmente se deve a uma parte do intestino que sai através de um ponto fraco dos músculos abdominais.
Existem 2 tipos principais de hérnia inguinal:
Em ambos os casos, o tratamento é feito com cirurgia, para recolocar o intestino no local correto e fortalecer os músculos do abdômen, para que não volte a acontecer.
Os sintomas mais comuns da hérnia inguinal são:
Nos bebês, a hérnia pode ser mais difícil de identificar porque pode não existir uma saliência na virilha na hora de trocar a fralda. No entanto, uma forma de avaliar a presença da hérnia é observar a virilha no momento em que o bebê está a chorar ou durante a evacuação ou tosse, já que a pressão provocada por esses esforços torna a hérnia mais visível.
Já nos homens, além dos sintomas clássicos da hérnia, também pode surgir uma dor aguda que irradia para os testículos.
Em quase todos os casos de hérnia, o médico pode empurrar o intestino para o interior do abdômen, aliviando os sintomas, mas é sempre necessário fazer cirurgia para corrigir definitivamente o problema. Quando a hérnia não volta para o interior do abdômen, existe um elevado risco de encarceramento, em que o intestino fica preso e pode ocorrer morte dos tecidos.
Para saber se intestino está preso, é importante estar atento a sintomas como:
Este tipo de complicação é mais frequente em bebês, pois muitas vezes a hérnia é difícil de identificar e, por isso, como o tratamento não é iniciado a tempo, a hérnia vai piorando ao longo do tempo. Assim, é aconselhado que, se existir suspeita de hérnia no bebê, se consulte o pediatra o mais rápido possível.
O paciente deverá estar em jejum no dia da cirurgia e evitar determinados tipos de medicamentos alguns dias antes. Também são solicitados exames de sangue, do coração e uma consulta com o clínico, cardiologista ou anestesista pode ser necessária.
Na maioria das vezes recomendamos somente repouso relativo e uso de analgésicos nos dias iniciais. O paciente não precisa deixar de realizar suas atividades, pois não existem restrições de movimento. Pode-se dirigir assim que não haja inchaços ou desconfortos no local e não se use remédios.
A cirurgia de hérnia inguinal, assim como qualquer intervenção cirúrgica, incide em riscos. Os mais comuns são: infecção, seromas, hematoma, dor e a recorrência ou recidiva da hérnia.
Na cirurgia da hérnia inguinal, a recuperação é geralmente simples e sem complicações. O tempo de recuperação no domicílio é também curto: ao fim de 5 dias de repouso o doente já pode retomar a maioria das suas atividades, com restrição de esforços consideráveis.
Nem sempre é possível evitar que a hérnia surja, no entanto, existem algumas medidas que podem diminuir o risco, como por exemplo:
A GASTROCENTER atua há mais de 17 Anos, com atendimentos com qualidade e resolutividade, na cidade de Governador Valadares - MG.
R. Teófilo Otoní, 334A - Esplanada, Gov. Valadares - MG, 35020-600
Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta de 08:00hs às 18:00hs