Hérnia Inguinal

O que é Hérnia Inguinal?

A hérnia inguinal é uma protuberância que surge na região da virilha, mais frequente em homens, que geralmente se deve a uma parte do intestino que sai através de um ponto fraco dos músculos abdominais.

Existem 2 tipos principais de hérnia inguinal:

  • Hérnia inguinal direta: é mais comum nos adultos e idosos, acontecendo após fazer esforços que aumentam a pressão na barriga, como pegar em objetos pesados;
  • Hérnia inguinal indireta: é mais comum nos bebês e crianças, pois acontece por um problema congênito que permite a entrada de um pedaço do intestino na região da virilha e até do saco escrotal.

Em ambos os casos, o tratamento é feito com cirurgia, para recolocar o intestino no local correto e fortalecer os músculos do abdômen, para que não volte a acontecer.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas mais comuns da hérnia inguinal são:

  • Protuberância ou inchaço na região da virilha;
  • Dor ou desconforto na virilha ao levantar-se, curvar-se ou levantar peso;
  • Sensação de peso na virilha.

Nos bebês, a hérnia pode ser mais difícil de identificar porque pode não existir uma saliência na virilha na hora de trocar a fralda. No entanto, uma forma de avaliar a presença da hérnia é observar a virilha no momento em que o bebê está a chorar ou durante a evacuação ou tosse, já que a pressão provocada por esses esforços torna a hérnia mais visível.

Já nos homens, além dos sintomas clássicos da hérnia, também pode surgir uma dor aguda que irradia para os testículos.

Em quase todos os casos de hérnia, o médico pode empurrar o intestino para o interior do abdômen, aliviando os sintomas, mas é sempre necessário fazer cirurgia para corrigir definitivamente o problema. Quando a hérnia não volta para o interior do abdômen, existe um elevado risco de encarceramento, em que o intestino fica preso e pode ocorrer morte dos tecidos.

Como saber se a hérnia está encarcerada?

Para saber se intestino está preso, é importante estar atento a sintomas como:

  • Dor muito intensa na hérnia;
  • Vômitos;
  • Distensão abdominal;
  • Ausência de fezes;
  • Inchaço da região inguinal.

Este tipo de complicação é mais frequente em bebês, pois muitas vezes a hérnia é difícil de identificar e, por isso, como o tratamento não é iniciado a tempo, a hérnia vai piorando ao longo do tempo. Assim, é aconselhado que, se existir suspeita de hérnia no bebê, se consulte o pediatra o mais rápido possível.

Quanto tempo dura a cirurgia de hérnia inguinal?

A cirurgia para hérnia inguinal, também conhecida como hernioplastia inguinal, é a melhor forma de tratamento, sendo indicada especialmente quando ela apresenta sintomas. A cirurgia é realizada sob anestesia raquidiana e dura cerca de 2 horas.

O que acontece no pré-operatório da cirurgia de hérnia inguinal?

O paciente deverá estar em jejum no dia da cirurgia e evitar determinados tipos de medicamentos alguns dias antes. Também são solicitados exames de sangue, do coração e uma consulta com o clínico, cardiologista ou anestesista pode ser necessária.

Quais os cuidados no pós-operatório?

Na maioria das vezes recomendamos somente repouso relativo e uso de analgésicos nos dias iniciais. O paciente não precisa deixar de realizar suas atividades, pois não existem restrições de movimento. Pode-se dirigir assim que não haja inchaços ou desconfortos no local e não se use remédios.

Qual o risco da cirurgia de hérnia inguinal?

A cirurgia de hérnia inguinal, assim como qualquer intervenção cirúrgica, incide em riscos. Os mais comuns são: infecção, seromas, hematoma, dor e a recorrência ou recidiva da hérnia.

Qual o tempo de recuperação da cirurgia?

Na cirurgia da hérnia inguinal, a recuperação é geralmente simples e sem complicações. O tempo de recuperação no domicílio é também curto: ao fim de 5 dias de repouso o doente já pode retomar a maioria das suas atividades, com restrição de esforços consideráveis.

Como facilitar a cicatrização depois da cirurgia?

É extremamente importante evitar esforços como levantar objetos do chão ou carregar pesos durante até oito semanas após a realização desta cirurgia, para que a cicatrização seja adequada e a região operada possa suportar maior esforço.

Como evitar o aparecimento de uma hérnia inguinal?

Nem sempre é possível evitar que a hérnia surja, no entanto, existem algumas medidas que podem diminuir o risco, como por exemplo:

  • Praticar exercício físico regular, pelo menos 3 vezes por semana, para manter os músculos fortalecidos;
  • Fazer uma dieta rica em legumes e outras fibras, para diminuir as chances de prisão de ventre que aumenta a pressão abdominal;
  • Evitar pegar em objetos muito pesados, especialmente sem ajuda.
Saiba mais sobre Hérnia Inguinal em Governador Valadares na GASTROCENTERGV