O que é Hérnia Incisional?
É uma hérnia (protuberância de um órgão) que ocorre após um procedimento cirúrgico, na região da cicatriz onde foi realizado o corte da operação. Após uma cirurgia abdominal, a condição pode acontecer porque a parede do abdome apresenta fraqueza, que faz com que um buraco vá surgindo progressivamente (na parte interna do organismo), o que permite que o intestino ou outro órgão “entre nesse “furo”.
O problema geralmente ocorre por fatores inerentes ao paciente. “Se ele não está bem nutrido ou tem alguma infecção no momento de uma cirurgia, os pontos que são dados têm mais chance de não pegar, pois o tecido está doente. Além disso, a hérnia também pode surgir caso a pessoa não faça o repouso adequado no pós-operatório. Devido ao esforço, os pontos arrebentam e abrem caminho para o aparecimento da hérnia.
Quanto tempo dura a cirurgia de hérnia incisional?
No caso da hérnia inguinal, esta cirurgia de hérnia aberta demanda 60 minutos ou mais para ser concluída e, segundo a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, ainda é a metodologia cirúrgica mais utilizada para o tratamento dessas hérnias.
O que acontece no pré-operatório da cirurgia de hérnia incisional?
- Exames: O pré-operatório exige exames de sangue, avaliação médica, raio-X de tórax e eletrocardiograma, dependendo da idade do indivíduo e das condições médicas associadas.
- Limpeza intestinal: É preciso que o intestino esteja completamente limpo antes da cirurgia. Geralmente, o médico receita um líquido especial, que faz a limpeza dos intestinos. Além disso, ele prescreve uma dieta específica, apenas com líquidos claros, por um ou vários dias antes.
- Jejum: Após a meia-noite do dia que antecede a operação, o paciente não deverá beber ou comer nada, exceto as medicações prescritas.
- Medicamentos: Uso de aspirina, anticoagulantes, medicações anti-inflamatórias ou vitamina E deve ser interrompido por até uma semana antes da cirurgia. Medicamentos inibidores do apetite devem ser interrompidos, no mínimo, por três semanas.
- Esforço físico: Deve-se evitar carregar objetos pesados, para não forçar a parede abdominal, nem causar dor ou estrangulamento da hérnia, o que poderia levar a uma operação de emergência.
- Tabagismo: É recomendado parar de fumar, pelo menos, dois meses antes da cirurgia.
Quais os cuidados no pós-operatório?
- Obedeça o repouso: Mesmo quando a hérnia incisional é tratada com pequenas incisões, há um período de repouso recomendado pelo médico. Ele é importante para que o organismo se recupere das agressões feitas pela operação. Isso diminui o risco de complicações e assegura que a cicatrização seja realizada sem problemas.
- Evite esforços excessivos: Atividades físicas e trabalhos que envolvam esforço físico demasiado são suspensos por cerca de um mês após a cirurgia. Isso é avaliado caso a caso pelo médico. Não seguir as orientações do cirurgião pode atrapalhar o processo cicatricial. É bom lembrar, que o esforço físico pode romper os pontos e dificultar a recuperação do organismo.
- Não fume: O cigarro tem diversos compostos químicos extremamente danosos ao processo de cicatrização. Além disso, fumar pode provocar tosse. A pressão exercida pelo ato de tossir é um esforço capaz de forçar os pontos e atrapalhar a cicatrização adequada da nova cirurgia.
- Alimente-se bem: A boa alimentação é uma excelente aliada para ajudar o organismo a se recuperar sem complicações. Com a dieta apropriada é possível revigorar o sistema imunológico, absorver mais nutrientes e estimular o processo de cicatrização. É fundamental ingerir refeições pobres em gorduras e açúcares, preferindo as proteínas de carnes magras e fibras.
- Cuide da higiene local: Geralmente o cirurgião vai indicar a melhor forma de cuidar dos curativos e pontos. É importante mantê-los secos e trocá-los apenas quando houver orientação médica. Caso note vermelhidão, mal cheiro e secreção, entre em contato com seu médico.
Quais os principais sintomas para que seja realizada a cirurgia?
O sintoma mais comum da hérnia incisional é o surgimento de um inchaço junto da cicatriz da cirurgia abdominal, no entanto, também é frequente que surjam outros sintomas associados, como:
- Dor ou desconforto no local da hérnia;
- Náusea e vômitos;
- Febre abaixo de 39ºC;
- Dificuldade em urinar;
- Alterações do trânsito intestinal, com prisão de ventre ou diarreia.
A hérnia incisional normalmente surge 3 a 6 meses após a cirurgia, mas pode surgir antes desse período. Além disso, também é habitual que a hérnia seja mais facilmente observável quando se está de pé ou pegando peso, podendo até desaparecer quando se está sentado e relaxado.
Qual o risco da cirurgia de hérnia incisional?
Quando não é tratada de forma adequada a hérnia incisional pode acabar estrangulando o intestino, o que faz com que exista menos sangue com oxigênio chegando na parte que está presa. Quando isso acontece, pode se desenvolver uma situação grave de morte dos tecidos do intestino.
Qual o tempo de recuperação da cirurgia?
Cada cirurgião tem uma rotina pós-operatória. Alguns imobilizam com gesso ou aparelhos; outros apenas fazem curativo. Normalmente a recuperação leva de 3-4 semanas.
Como facilitar a cicatrização depois da cirurgia?
Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.
Saiba mais sobre Hérnia Incisional em Governador Valadares na GASTROCENTERGV